ATIVIDADES
FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO
O tratamento do ar é importante ferramenta de segurança utilizada nas Farmácias Com Manipulação.
Exaustão de PósNas operações de manipulação de substâncias sólidas, ocorre a liberação de poeiras em partículas às vezes invisíveis aos olhos humanos, porém, de forma contínua, ao final de um dia de trabalho, teremos um acúmulo significativo que podem causar sérios danos à saúde dos operadores, do meio ambiente e a contaminação cruzada.
As operações de coleta de amostras, fracionamento, diluição, pesagem, tamização, homogenização e encapsulação, são as mais usuais nestes laboratórios.
A maneira mais eficiente de capturar estas partículas é prover exaustão na origem de sua liberação, denominada
exaustão localizada.
Diferencial Atmosférico Conforme preconizado pela RDC-67 de 08/10/2007, Anexo III, para manipulação de substâncias altamente sensibilizantes, deve-se projetar salas dedicadas com antecâmaras para cada um destes grupos terapêuticos, criando assim uma barreira física, popularmente chamado de cabine. Como ferramenta de segurança adicional, prover cada uma destas salas com
pressão negativa, isto é, cria-se vácuo, de forma que o fluxo do ar ocorra sempre de fora para dentro da sala, quando da abertura e fechamento das portas, ou pelas possíveis frestas, evitando a migração de partículas do interior das salas para os demais ambientes.
Exaustão de gases, vapores e odores Na manipulação de substâncias líquidas e semi-sólidas e nos laboratórios de controle de qualidade é frequente a liberação de gases, vapores e odores.
A fim de evitar a expansão e sua consequente disseminação indesejável, recomenda-se operar em ambientes restritos, isto é, no interior de
capelas exaustoras.
Ventilação Geral DiluidoraAs Farmácias de Manipulação possuem ambientes fechados, portanto, necessitam de climatização para conforto térmico do pessoal e por exigência das matérias primas, além do controle da umidade e renovação de ar.
O sistema de climatização com equipamentos do tipo split, bastante disseminado devido ao baixo custo, facilidade de instalação e baixo nível de ruído, tem como única função, controlar a temperatura ambiente. Por consequência oprecional retira a umidade do ambiente atingindo níveis satisfatórios, embora não seja sua função. Estes equipamentos "tomam" o ar do ambiente, resfriam e o devolvem, sem qualquer troca com o meio externo, portanto, não renovam.
A renovação do ar deve ser forçada e pode ser conseguida de três formas:
-
Exaustão, quando se retira um determinado volume de ar, enquanto o ar novo entra livremente por frestas e abertura e fechamento de portas.
-
Insuflamento, quando se injeta ar novo no ambiente, enquanto o mesmo volume sai livremente por frestas e abertura e fechamento de portas. Neste caso é possíve determinar a qualidade do ar utilizando filtro.
-
Exaustão e insuflamento forçados. Permite determinar a qualidade do ar com utilização de filtro e o controlar a taxa de renovação.