Em ambientes onde não existem substâncias poluidoras tóxicas, como auditórios, restaurantes, almoxarifados de produtos não contaminantes, o único agente de contaminação é o próprio homem que exala CO2 pela respiração. Neste caso, a fim de proporcionar condições favoráveis de trabalho, a ventilação realiza parte deste objetivo, com a chamada ventilação para conforto térmico. Não viabiliza uma redução de temperatura e correção de umidade como ocorre nas instalações com climatizadores, mas é uma maneira econômica de se estabelecer condições ambientais de trabalho razoável.

A ventilação para conforto térmico proporciona renovação de ar e pode ser conseguida de três formas:
– Exaustão, quando se retira um determinado volume de ar, enquanto o ar novo entra livremente.
– Insuflamento, quando se injeta ar novo no ambiente, enquanto o mesmo volume sai livremente. Neste caso é possível determinar a qualidade do ar utilizando filtro.
– Exaustão e insuflamento forçados. Permite determinar a qualidade do ar com utilização de filtro e controlar o volume de renovação.

Estas instalações quando projetadas de forma a garantir o arraste do ar por todo ambiente, são mais eficientes e consequentemente mais econômicas.

Havendo equipamentos que geram calor no interior do ambiente, convém instalar exaustão localizada a fim de impedir sua difusão.


Galeria